segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projeto Integrado de Aprendizagem

PROJETO PROINFO



Joelma
Eliza
Vera
Rosilene
Soemy


As Novas Tecnologias na alfabetização

Problematização:

Como utilizar as novas tecnologias na alfabetização?

Justificativa:

A alfabetização hoje deve ir além dos livros, pois o mundo caminha cada vez mais rápido com a modernização.
Por isso devemos utilizar as novas tecnologias, especialmente o computador que deve ser utilizado como ferramenta de trabalho, visto que é um equipamento capaz de chamar mais a atenção do aluno.

Objetivo Geral:

·         Utilizar as novas tecnologias como agentes motivadores da aprendizagem.
Objetivos Específicos:

·         Identificar as partes do computador;
·         Identificar as letras no teclado do computador;
·         Formar palavras;
·         Aguçar a percepção;
·         Melhorar a concentração;
·         Desenvolver a leitura;
·         Trabalhar a coordenação motora e viso-motora;
·         Conhecer os números, cores e formar geométricas;




Conteúdos:


·         Leitura
·         Coordenação motora e viso-motora
·         O computador
·         Alfabeto
·         Música
·         Vogais
·         Vídeos
·         Pintura no paint
·         Desenho no paint
·         Produção de texto
·         Percepção visual
·         Formas geométricas
·         Concentração
·         Números
·         Socialização
·         Interação
Disciplinas envolvidas:
·         Língua portuguesa
·         Matemática
·         Arte
·         Geométrica
·         Educação religiosa
Metodologia:
·         Conhecimento e sondagem do computador e suas partes;
·         Utilização do teclado e mouse para  trabalhar a coordenação motora e viso – motora;
·         Trabalho com as vogais e alfabeto no computador;
·         Desenhos utilizando o paint;
·         Pintura utilizando o paint e diversas cores;
·         Desenvolvimento de pequenas operações com os números do teclado do computador;
Recursos didáticos:

·         Computador, pendrive, webcam, CD ROMM, máquina fotográfica, datashow, MP3.

Avaliação:

            Será através da participação de todos e o desempenho de cada um avaliando também o rendimento das atividades propostas.

            Quanto aos alunos surdos poderão ser avaliados por conversa entre professor e aluno e utilizando a língua brasileira de sinais pelo webcam.


Língua Portuguesa:

·         Leitura
·         O alfabeto
·         As vogais
·         Coordenação visomotora
·         Produção de texto
Matemática:

·         Formas geométricas
·         Números
·         Concentração


Artes

·         Coordenação motora
·         Música
·         Percepção visual
·         Desenho
·         Pintura
Geografia:

·         O computador
·         Vídeo
Educação Religiosa:

·         Socialização
·         Interação


Nenhum comentário:

Postar um comentário